Um Blog de poesia, imagens estudos das Escrituras, mensagens e textos engraçados











Tradições do casamento hebraico antigo

O Noivado

De acordo com costumes antigos, a cerimônia do noivado (ou Desposório) ocorreria um ano ou mais, antes de chegar o dia das Bodas. Durante o noivado (ou Desposório) as famílias da noiva e do noivo reunir-se-iam com algumas pessoas que não eram membros da família, as quais  serviriam como testemunhas. O noivo daria à noiva um anel de ouro ou outros itens de valor. E se eles eram pobres, e tais coisas estivessem além de sua capacidade, simplesmente o noivo daria para a noiva um documento que no qual se comprometia a casar com ela. O noivo em seguida diria para a noiva: "Olha, com esse anel (ou com este sinal) declaro que você está reservada para mim, de acordo com a lei de Moisés e Israel. A família e amigos, então, concederiam presentes para a noiva.



Após esta cerimônia, a noiva voltava para a casa de seu pai e o noivo de volta para a dele. A vida continuaria como antes, no entanto, a partir deste dia ela seria sua noiva e  e legítima esposa do noivo.
Foi durante este período de noivado que Maria descobriu que tinha concebido um filho. José profundamente magoado, sem dúvida, teria diversas opções de acordo com a lei. Já que Maria era sua esposa legítima, José poderia ter permitido que ela fosse punida com a morte. (Levítico 20:10), ou poderia ter concedido imediatamente um certificado de divórcio. (Deuteronômio 24:1). A Bíblia nos diz que porque José era um homem justo e reto escolheu assumir a culpa, não arriscando a vida de Maria. No entanto, ele poderia ter escolhido contar a comunidade o que aconteceu a uma mulher casada que foi descoberta em aparente infidelidade. Mas ele preferiu que a sua conduta ilícita fosse  mantida em segredo, seguindo para longe e após deixá-la silenciosamente. Foi neste momento um anjo do Senhor lhe assegurou que Maria tinha sido fiel e que a criança que esperava fora gerada pelo Espírito Santo. (Mateus 1:18-25)
Procissão de casamento

Um ano depois, mais ou menos, depois de ter sido realizado a cerimônia de noivado, a noiva sabia que o dia do casamento se aproximava. PORÉM  não tinha certeza sobre o dia e a hora exata que seu namorado voltaria para ela. Todas as moças da época de Jesus estavam familiarizadas com o termo, "Corra! Apresse-se! Apronte-se! ", que parece descrever a situação da noiva enquanto ela verificava seu calendário e contava os dias até que ele completasse o ano de noivado. Ela sabia que o tempo de sua partida estava se aproximando. A noiva sabia que tinha que estar pronta para ser "levada" a qualquer momento, mas não sabia a data exata ou o dia exato em que o noivo viria para ela. Pois, segundo a cultura judaica, o dia começa ao pôr do sol.  O noivo chegaria em geral à noite. Muitos meses antes do dia do casamento, a noiva faria todo o possível para suavizar a sua pele e fazer o seu cabelo brilhar. Quando considerava que o dia do casamento já estava perto, estaria usando o vestido de casamento durante os dias próximos, pois não tinha certeza se o noivo viria para buscá-la na noite anterior ou posterior. Possivelmente seu cabelo seria trançado com ouro e pérolas. Colocaria uma coroa em sua cabeça e  pulseiras e brincos  e enfeitaria a sua cabeça com jóias e pedras preciosas da família. Se o pai da noiva era um homem pobre, então ela iria pedir que fossem presenteados a ela por seus amigos, adereços, para que ela se apresentasse mais bonita.
O pai do noivo após haver verificado que todos os preparativos na casa da noiva foram realizados, daria permissão para o seu filho para trazer a noiva à sua casa.  O noivo reuniria os seus amigos que o ajudariam a se vestir com roupas bonitas. Seria perfumado com incenso e mirra. Usaria uma coroa de ouro ou teria uma guirlanda de flores colocada em sua cabeça para que pudesse se parecer o mais próximo possível com um rei.

Os amigos estariam fazendo uma brincadeira - iriam se curvar diante dele como se o noivo fosse um membro da realeza -  Uma banda de músicos e cantores iria acompanhá-los. Alguns convidados do casamento estariam esperando ao longo do caminho para levar o grupo de amigos e ao noivo para a casa da noiva e o cortejo nupcial se juntaria aos amigos do noivo Quando chegassem à casa da noiva, o noivo, seus amigos e os convidados expressariam sua alegria  cantando. o Esposo "tomaria" a sua esposa e a levaria para fora da casa de seu pai. Hoje, é normal aquele que preside uma cerimônia de casamento dizer: "Você toma esta mulher como sua legítima esposa?" Provavelmente a parte mais emocionante da cerimônia de casamento é quando o noivo
"Toma ou recebe" a noiva. Onde o noivo vai fazer isso dependerá de sua condição social.  Se você fosse rico, provavelmente já teria um lugar preparado para dois. Se  fosse pobre iria para a casa dos pais do noivo.
O cortejo nupcial partiria da casa dos pais da noiva e iria para a casa do noivo, onde se realizaria o banquete de casamento. Esperando a procissão e atentos à voz de alegria e celebração, os outros convidados da noiva e suas madrinhas se juntariam ao cortejo nupcial ao longo do caminho.
Uma vez que as ruas eram muito escuras, era necessário para quem viaja à noite, levasse uma lanterna ou uma lâmpada. O termo "tomar as suas lâmpadas" significava que os convidados estavam prontos e esperando para fazer parte da celebração. Algo como ter feito um convite. Sem uma tocha ou uma lâmpada não poderiam juntar-se a procissão nem entrar na casa do noivo. Uma vez dentro da casa, o anfitrião da festa de casamento, que era geralmente o pai do noivo, daria aos convidados preciosas roupas para vestir.

Baseado em
Fred H. Wight , Maneras & Costumbres de las Tierras Bíblicas (Chicago, Illinois: Moody Press 1953), p. 130-134; 235
publicado por wellcorp às 08:25 | link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
19
20
24
25
26
27
29
comentários recentes
Eu já disse que você é demais, mas, não custa nadi...
Você é um ser lindo!
tudo precisa de fundamento:oque significa raiz ori...
tudo precisa de fundamento:oque significa raiz ori...
You pretty much said what i could not effectively ...
You pretty much said what i could not effectively ...
Maneiro!
Maneiro!
tags

todas as tags

Posts mais comentados
29 comentários
29 comentários
6 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
3 comentários
3 comentários
blogs SAPO