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En portunhol y português.
Django Y Pablo especial
Mui alén del passado
- Patinha? Patinha! Vai já pra rua e não esquece a câmera, que o bicho tá pegando. E não me venha com chororo, que tá o maior rebu lá na praça Saens Pena. Parece que uns doidos vestidos de mexicanos fugiram de um hospício qualquer e tá o maior alvoroço pra pegar os carcamano. Os caras tão resistindo a três horas ao batalhão de choque da polícia militar, duas unidades especiais e a um vasto contigente de policiais. E leva a máscara que tem gás lacrimogeneo espalhado por todo o quarteirão. Aproveita que você já está fazendo essa matéria sobre a história do México mesmo, admita um trabalho superinteressante. Patinha. Patinha é sua mãe, editor safado, pensava Patrícia enquanto pegava o gravador, o bloco de anotações, a Nikon digital e a velha máscara que ganhou na cobertura da greve estudantil de março. Sobre sua mesa um grupo de fotos velhas de cidades e o recorte antigo de um jornal falando sobre uma tropa rebelada do exército mexicano conhecida como os Federales. Ela sai apressada da redação. O oficce-boy, o Borges dá um sorriso e leve tapa nas suas costas. O tapa foi proposital. Patrícia fuzila o Borges com o olhar.
- Mais tarde a gente conversa. Mais tarde a gente conversa.
Foi o Borges que colocou nela o apelido de Patinha.
A Welington Coorporation
em conjunto com a Well Records
tem o prazer de apresentar, mais outra história fenômenal da mais desconhecida dupla del bandoleros de toda la tierra
- Coff! Coff! Coff! Coff! Coff! Coff! (buááá) Coff! Coff! Coff! Coff! Coff! Coff! Coff! Coff!
- Salud,(buáááá') Senor (buáááá)
- Estoy tossindo, Pablo!
- Perdon Senor. Pensaba que (buáááá') estabas espirrando.
- Más, que fedor (buáááá'). Y no consigo para de chorar. Essa fumaça verde, Pablo (buáááááá) deve ser enfeitiçada!
Está mexendo com nuessos sentimentos.
- Si senor! (buáááááá)
- Abaxa-te Pablo que lá ven otra daquelas cosas que explodem con lá fumaça enfeitiçada!
- Si Senor!!!! (buááááááá')
Kabbbbllooooonnnnn!!!
-Pelas barbas del Pancho Villa! Estoy surdo! Pablo! Onde estámos hombre? Quiem son estás personas ingratas que,
como de costume, quieren nos matar más una viez? Essa porcaria que tiens en tu mano, la arma que tirastes del lagarton en el desierto no funciona derecho!!!
Policial com megafone:
- Atenção, ai, os dois palhaços vestidos de mexicanos, se continuarem a resistir a ordem de prisão vamos descarregar um caminhão de gás lacrimogêneo sobre vocês. Levantem as mãos e se entreguem pacificamente ou vamos enviar o batalhão antichoque, ai a coisa vai ferver para o lado de vocês.
- Pablo! que lingua é esta que estes hombres hablam?
- Yo no sei Senor! É parecida con la nuessa! Senor, tenemos que fugir, para no apanharmos nuevamiente. Vamos para la
rua entre las contruciones y tentemos entrar en àquelas carruagens sen cabalos, como si fuesse trens sen trilhos y entonce partimos!
- Cobre-me Pablo! COFF! Eta el fedor!
Django y Pablo corriendo en el meion de lo gás lacrimogêneo en direçon a la rua Conde de Bonfim. Los cordões del policiales indo en su captura. Django correndo por sobre el carros. Pablo pulando sobre un Santana. Batalhon de choque com dificuldade de entrar por el meion del engarrafamiento. Atiradores del elite sen condiçon del tiro por causa del carros. Policiais militares en perseguiçon. Vidraças del prédios próximos explodindo por tiros de granadas del efeito moral. Tiro del
Pablo derrubando metralhadora del mano del policial. Pablo pegando la metralhadora. Pablo mirando la metralhadora en la tropa del choque. Policiais pulando a el chão. Pablo explodindo las vidraças del prédios sen controle del tiros disparados por la metralhadora. Django ojando fixiamente para Pablo. Django y Pablo correndo más ainda.
Oja, Pablo, una escada entrando para la tierra!
-Si, Senor, debe ser una mina ou una passagen subterranea! Corramos para ela! Por la cucarachas del Postoqueaquiacabmos! La escada desce su degraus, sozinha!
- Cala-te y corre Pablo, este lugar estrano possui cosas que desconecemos, o que no importa tanto, já que temos vivido tanto tiempo en los desiertos. Isso debe ser por la revolucion industrial deste lugar estrano. Pablo, acabo de cunhar una nueva expression! Revolucion industriale. Corramos hombre!
Django y Pablo descendo las escadas del metro. Las equipes del policiales van atrás. Lo tiroteo continua por dientro del metro.
Patrícia quase conseguiu chegar na praça Saens Pena. Quase. O engarrafamento não deixou. Ela desceu do onibus e pegou uma composição do metrô lotada. O pão-durismo da tesouraria da redação chegava a irritar. Talvez não desse para fazer a cobertura, afinal. Uma menina pequena com um patinho de brinquedo na mão dá um sorriso para Patrícia. Um grupo de estudantes atrás dela cochicha algo. Ela escuta um som familiar.
- Quac.
Patrícia vira a cabeça querendo saber de onde saiu aquele som. Só ouve um burburinho dos estudantes. A composição chegou enfim na estação subterranea da Praça Saens Pena. As portas se abriram quando notou a confusão. Escutou a multidão correndo na estação e o barulho dos tiros. Uma granada de gás lacrimogêneo explodiu a vinte metros nos trilhos a frente do trem. Patrícia contempla os dois mexicanos que correm justamente em direção do seu vagão.
- Oja, Pablo! Un tren! un tren! Eles fizeran tuneis por baxo de la ciudad! Ai, caramba! Passemos para el tren.
Django y Pablo atropelando o pessoal que saiu do vagão. Django y Pablo entrando no vagão. Pablo atropelando Patrícia.
Django atropelando a Pablo. Policiales y batalhon del choque descendo para la estacion. Composicion del metro fechando su puertas. Tren rumando para el centro del Rio de Janeiro.
Se a jornalista não vai até a notícia...
- SAIAM DE CIMA DE MIM SEUS PALHAÇOS FANTASIADOS! Gritou Patrícia indignada.
- Acalma-te Senorita! No sabiamos que iriamos atropelar la senorita! Mi parcero Pablo no tien um trato mui harmonioso com las mujeres. Y alén do más, isso é una perseguicion, essas cosas acontecen.
Patrícia de costas para Pablo. Pablo hablando:
- ooooooooooooooh. Mi cabeça.........Desculpe-me Senorita... Senorita....Patinha.
Patrícia se virando e fuzilando um olhar raivoso para Pablo:
- O que é que você falou, "conpanero"?
Django retira um cartaz grudado nas costas de Patrícia. Com o desenho de uma pata e os dizeres: Volta logo Patinha.
Django:
- Que tipo de lapion usteds usan dientro deste vagon? Que tipo de iluminacion é esta? Por que si vesten desta maneira?
Porquie las mujeres como tu si vesten como hombre? Onde estámos, por los ciélos! Que lugar estrano é este?
Patrícia tem dificuldade de entender o que Django diz. Suas roupas estranhas parecem ter saído de uma loja de antiquários. A arma que o outro rapaz fantasiado usa parece ter sido tirada de uym museu. As botas carcomidas dos dois possuem esporas. O pente de balas sobre seus ombros é feito de couro rústico. Afinal, quem são esses sujeitos saídos de um ensaio sobre a revolução mexicana?
O vagão está lotado de gente assustada. As portas se abrem na estação de Afonso pena. Uma multidão corre para fora do vagão.
Django oja par Pablo y habla:
-No podiemos ficar parando nessas estaciones, Pablo! Vá atié el maquinista y força-o a seguir derecho para el cientro diesta ciudad louca! Lá conseguiremos munições en lo armazén y robando cabalos partiremos más una viez. Los Federales deben estar en nuesso encalço y no debemos estar longe del Postoqueaquiacabamos! Arriba hombre!
Pablo velozmiente sae del vagon y corre para lo vagon en la frientedel tren., carregando la metralhadora y su velho colt. Las puertas si fechan enquanto de las escadarias un otro grupo del policiales desce furiosamiente las escadas. Uma saraivada del balas detona los vidros del vagon y del puertas. Django si joga entre los bancos.
Patrícia coloca as mãos sobre a cabeça tentando se proteger dos estilhaços que se espalham pelo vagão.
O condutor, aturdido com um colt que não devia existir mais apontado para sua cabeça, parte para o centro do Rio, avisando que terá que pular três estações e parar na estação do Largo da Carioca, próximo ao edifício Avenida Central. O comunicado é repetido a central do Metro. As autoridades avisadas improvisam recursos para tentar prender os sequestradores do vagão nessa estação. Policiais solicitam ajuda ao quartel do exército que fica ao lado da Central do Brasil, no antigo prédio onde se alojava o Ministério da Guerra, para que enviem um grupo de soldados para a estação do Largo. A confusão tem inicio no Centro do Rio de Janeiro.
Patrícia pergunta para Django:
- Quem são vocês? O que vocês querem?
Django limpando o sombrero:
- Mi nombre é Django, Django Kid, y aquél otro é mi companero Pablo. Suemos bandoleros y aventureros en el nuevo Mexico, oriundos del un Vilarejo hermoso, que fica ao sul del Viemosparalamuerte. Bien...erámos na verdade mariachis y fuemos confundidos con otros dois hombres que no lembro más los nomes, y havemos sido perseguidos cruélmiente desde enton. Y estámos famintos. Parece que no comiemos faz dias. Pode nos hablar las horas, Senorita? Eran nove hueras del manhana quando fuemos ciercados por el Federales en el sallon en Postoqueaquiacabamos.
A palavra Federales soou como uma bomba aos ouvidos de Patrícia. Como podiam saber dos Federales, uma matéria obscura de um folhetim mexicano de 1877? Como assim perseguidos?
- Como vocês sabem sobre os Federales?
- Senorita...Patinha, eles tentam nos matar a unos diez ou doze anos. Desde la primavera del 1865 y ainda hoje tentaran más una viez retirar nuessa vida.
Verdadeiramente esses caras eram malucos. Ela resolveu entrar na brincadeira.
- Mas...se os Federales perseguem vocês a doze anos....desde 1864...então...já tem 136 anos que eles perseguem a vocês? Hoje é outubro do ano 2000.
- La Senorita bebeu Tequila demás. Estámos en julho del 1876. Dexa-me exámina-la para ojar si una bala no si alojou en su cabeça...
-Tira as suas mãos de minha cabeça!
O vagão para na estação do Largo da Carioca.
A polícia cercou o local. De um caminhão do exército descem vinte soldados para o interior da estação. Django sai correndo de dentro do vagão, Patrícia vai atrás do estranho homem. Pablo se encontra com Django e os dois correm para o plataforma superior. Patrícia corre tentando alcança-los. Escuta uma saraivada de metralhadora e tiros de fuzil. Logo vê os dois correndo de volta.
- Para el tren! Para el tren!
A composição do vagão fecha as portas e se vai. Django y Pablo ojando el tren saindo. Django y Pablo ojando Patrícia. los soldados desciendo las escadas del estacion. O comandante da operacion no dexa los soldados atiraren por causa da jornalista. Patrícia entende que o exército veio disposto a executar os dois fantasiados. mas, entendeu que podiam ser loucos, mas não eram marginais. Ela se coloca entre os dois e os soldados.
- Ei! Esses dois são desequilibrados! Precisam de ajuda médica! O que vocês pensam em fazer?
Django hablando para Pablo:
- Como asi, desequilibrados? Esta menina pensa que estámos en 2000 y yo é que soy un desequilibrado?
O comandante:
- Sai da frente moça, que esses dois são indivíduos perigosos. Estão armados e precisam ser detidos!
Patrícia discute com o comandante. Pablo se vira para Django. Django oja para Pablo. Pablo si juega sobre Patrícia y cae en el piso del estacion. Django atira nos soldados.
- Leva la senorita louca para un lugar seguro, Pablo!
- Si Senor!
Pablo arrasta Patrícia para os trilhos eletrificados do metro. Patrícia grita, que se forem para ali, irão morrer.
Django retruca:
- Si ficarmos, tambiém Agora cala-te, senorita louca.
Patrícia e Pablo caindo nos trilhos. Django pulando também. Soldados atirando
Um clarão acontece.
Uma cratera se abriu entre o convento Santo Antônio e a parte lateral do Edifício Avenida Central. Graças ao cerco externo feito pelos polícias poucas pessoas tiveram ferimentos leves. Um trilho foi arremessado tão longe que arrancou metade da fachada de alumínio, conhecida como "brises", do lado norte do edifício sede da Petrobrás.
Levaram dois dias escavando para chegar ao local onde caíra Patrícia e os dois loucos fantasiados de mexicanos.
Não havia vestígio algum.
1876. Uma pianola toca ragtime, sobre um teto incendiado por las flexas (eu sei que é com "ch"), Os balcões crivados de balas. Django oja para Pablo com su cabelos arrepiados. Pablo segura una metralhadora en su mano derecha. En su mano esquierda segura una jornalista assustada.
- Espero que goste de la hospitalidad del Federales aqui en Postoqueaquiacabamos, Senorita Patinha.
Django y Pablo
By Well
publicado por wellcorp às 19:26 | link do post

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